Buscar

Alimentação Vegetariana

Atualizado: 25 de jun.

Que seja por motivos de saúde, religião ou por valores pessoais, muitas pessoas têm adotado a alimentação vegetariana.

E considerado vegetariano todo aquele indivíduo que exclui de sua alimentação todos os tipos de carnes, aves e peixes e seus derivados, podendo ou não utilizar laticínios ou ovos.

De acordo com uma pesquisa do Ibope de 2018 pela Sociedade Vegetariana Brasileira, 15% da população brasileira é vegetariana (cerca de 30 milhões de pessoas). Já o mercado de produtos desse segmento aumentou cerca de 40% nos últimos dois anos, de acordo com dados do setor.


O Vegetarianismo:


A alimentação vegetariana é aquela que se baseia no consumo exclusivo de plantas e produtos de origem vegetal. Excluindo completamente ovos, leite, carnes e seus derivados.

No Brasil, os vegetarianos já fazem parte de, aproximadamente, 15% da população adotar uma dieta vegetariana é uma decisão pessoal. Porém, muitas pessoas têm atribuído tal escolha a questões éticas e a preocupação com o meio ambiente, além, é claro, de cuidados com a própria saúde.

O vegetarianismo inclui o veganismo, que é a prática de não utilizar produtos do reino animal pra nenhum fim, seja ele alimentar, higiênico, estético ou de vestuário quem segue a dieta vegetariana pode ser classificado de acordo com o consumo de subprodutos animais, ou seja:

Ovolactovegetariano: É o vegetariano que consome ovos, leites e derivados (queijos, iogurtes, coalhada…) em sua alimentação;
Lactovegetariano: É o vegetariano que não utiliza ovos, mas faz uso de leites e derivados;
Ovovegetariano: É o vegetariano que não utiliza laticínios, mas consome ovos;
Vegetariano Estrito: É o vegetariano que não utiliza nenhum derivado animal na sua alimentação;
Vegano: É o indivíduo vegetariano estrito que recusa o uso de componentes animais não alimentícios, como vestimentas de couro, lã e seda, assim como produtos testados em animais. Segundo a definição da Vegan Society : “o veganismo é um modo de viver que busca excluir, na medida do possível, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais, independente da esfera de consumo”.

Porque se tornar vegetariano?


São muitas as razões que levam as pessoas a se tornarem vegetarianas como:

  • Ética;

  • Saúde e bem-estar;

  • Preocupação com o meio-ambiente;

  • Espirituais, religiosos e práticas de yoga.

Existe, ainda, quem seja alérgico às proteínas da carne e aqueles que querem simplesmente colocar em prática uma alimentação mais leve vale ressaltar que algumas fases do ciclo de vida pode ser necessário um acompanhamento por um médico e por um nutricionista de forma a garantir que não existem carências nutricionais e que o aporte nutricional se encontra adequado, de forma a prevenir o aparecimento de alguma carência nutricional.

4 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Reciclagem