Reciclagem
Atualizado: 25 de jun. de 2022
A Reciclagem é uma forma de reaproveitamento das matérias primas que são descartadas. Nesse sentido, reciclar significa diminuir a quantidade de resíduos provenientes dos produtos consumidos pelo homem.
A partir da década de 70, a preocupação com a quantidade de lixo produzida pelo homem moderno, despertou o interesse de biólogos, ecologistas e estudiosos da área acerca dos problemas causados pela poluição ambiental, bem como do descarte de materiais que supostamente poderiam ser reaproveitados.
Na França e na Alemanha, por exemplo, a reciclagem é trabalho da inciativa privada, ou seja, o fabricante de embalagens é considerado o responsável pelo descarte do lixo. Dessa forma, quando o cidadão compra uma pilha deve levar a antiga para a troca.
Reciclagem no Brasil:
O processo de Reciclagem no Brasil remonta mais de 100 anos, uma vez que as primeiras indústrias a reutilizarem a matéria prima foram as indústrias de celulose. Com o passar do tempo, o conceito foi se expandindo e hoje a reciclagem é um tema que faz parte da consciência ambiental e cidadã.
Embora o sistema de reciclagem seja pontual, isto é, não ocorre em todos os municípios brasileiros, no país, a prefeitura de sete cidades fornecem o serviço de coleta seletiva a 100% das residências, a saber:
Itabira (MG)
Santo André (SP)
Londrina (PR)
Santos (SP)
Curitiba (PR)
Goiânia (GO)
Reciclagem e coleta seletiva:
A Coleta Seletiva, hoje em dia, é uma maneira ecologicamente recomendada às populações, visto que sua função é reciclar a quantidade excessiva de material descartado pelo homem.
Para tanto, há os postos de reciclagem (que dentre outras coisas recebem, por exemplo, óleo usado); bem como a separação de resíduos distintos, dispostos em lixeiras coloridas, onde cada cor significa um tipo de produto
a ser descartado.
O azul é destinado aos papéis e papelões
o preto para madeiras
o verde é destinado aos vidros
o cinza para materiais não reciclados
o vermelho para os plásticos
o branco destinado aos lixos hospitalares
o amarelo para os metais
o laranja para resíduos perigosos
o marrom para os resíduos orgânicos
O roxo para resíduos radioativos
As principais formas de coleta seletiva:
• Postos de Entrega Voluntária (PEV):
Dispostos em alguns lugares estratégicos de bairros, no qual o cidadão deposita seus resíduos nos contêineres dispostos para os diversos tipos de resíduos.
• Postos de Troca:
Aqui o cidadão leva seus resíduos e os troca por algum bem. Por exemplo, há postos em que o cidadão ganha sabão desde que leve seu óleo utilizado.
• Porta a Porta:
Nesse modelo de coleta seletiva, os trabalhadores recolhem os resíduos nos bairros deixados pelos moradores em determinado dia da semana.
• Programa Interno de Coleta Seletiva (PIC):
Em parceria com a associação de catadores de lixo esse programa é realizado em Instituições públicas e privadas
A Coleta Seletiva está intimamente relacionada à Educação Ambiental na medida em que desperta o interesse da comunidades acerca dos problemas do desperdício, do consumo, da poluição e dos prejuízos ambientais.
Por que reciclar?
Dentre as muitas razões do porque reciclar, as mais importantes são economia e prevenção. Seu processo ajuda a diminuir o desperdício de energia, água, a contaminação do solo e lençóis freáticos, além de ajudar a proteger recursos minerais importantes para manutenção do ecossistema e a vida humana. Não é apenas o ambiente que se beneficia com a reciclagem, nós também já que nele está nossa casa e trabalho.
Quando reciclamos, aquilo que antes era lixo pode ser transformado em novos produtos, conservando, assim a matéria-prima e protegendo o ambiente para nossa vida presente e futura.